FÓRMULA ESTRUTURAL
O Hidroxi Etil Celulose é obtido a partir de uma forma purificada de celulose que reage com hidróxido de sódio para produzir uma celulose alcalina, que é quimicamente mais reativa do que a celulose não tratada. A celulose alcalina é então reagida com óxido de etileno para produzir uma série de éteres de hidroxietilcelulose.
O Hidroxi Etil Celulose, devido a sua natureza não iônica e solubilidade em água, pode ser empregado como espessante, ligante, estabilizante e agente de suspensão em várias aplicações industriais, tais como lubrificantes, tintas imobiliárias, na indústria têxtil, cerâmica, papel e adesivos.
· Espessamento: o Hidroxi Etil Celulose contribui para atender a necessidade de obtenção da consistência em diversas aplicações.
· Tolerância salina: com altas concentrações de sais, o Hidroxi Etil Celulose se comporta de maneira estável.
· Efeito da concentração: as viscosidades são produzidas em graus variados de Hidroxi Etil Celulose a diversas concentrações.
· Formador de películas: as películas podem ser formadas com a aplicação de soluções aquosas de Hidroxi Etil Celulose.
· Retenção de água: o Hidroxi Etil Celulose contribui para reter o conteúdo de água em diversas formulações reduzindo a quantidade de água a ser empregada na preparação do produto.
· Efeito de temperatura: A redução da viscosidade é um efeito provocado com o aumento da temperatura em uma solução de Hidroxi Etil Celulose.
· Efeito do pH: O intervalo de pH entre 2 e 12 tem pouco efeito sobre a viscosidade das soluções de Hidroxi Etil Celulose, entretanto, a viscosidade tende a diminuir se houver hidrólise a pH baixo ou oxidação a pH alto.
Evitar a formação de poeira. Ao manusear, usar equipamento de proteção individual adequado, como óculos de segurança ampla visão, luvas impermeáveis e máscara de proteção respiratória com filtro contra partículas sólidas.
Mais informações disponível em download.