O bicarbonato de sódio é um pó cristalino branco a levemente rosado, estável ao ar seco que se decompõe vagarosamente no ar úmido ou através de aquecimento, desprendendo gás carbônico a partir 50 °C. Ao atingir 100 °C converte-se em carbonato de sódio (barrilha). Em solução aquosa começa a decompor-se lentamente a partir de 20 °C.
O Bicarbonato de Sódio Extra Fino apresenta características de abrasividade, de controle de pH e de liberação de CO2 quando aquecido em meio ácido. Por conta de suas propriedades, é utilizado nas seguintes indústrias:
- - Alimentícia: como constituinte ativo de fermentos químicos, além de ser usado diretamente na produção industrial de bolos, biscoitos e massas em geral.
- - Cosméticos: na fabricação de produtos para cabelo, desodorantes e outros.
- - Curtumes: na fase de neutralização do couro.
- - Extintores de incêndio: componente principal do pó químico utilizado em extintores de incêndio, o bicarbonato de sódio libera CO2 e H2O quando se decompõe, produzindo efeito de abafamento e resfriamento respectivamente.
- - Higiene oral: na fabricação de líquidos para higiene bucal, pastas de dente e outros tipos de produtos.
- - Polímeros: na produção de esponjosos, como agente de expansão.
- - Sabão e detergente: como controlador de pH, como agente tamponante e agente purificador.
- - Têxtil: como catalisador para fabricação de poliéster, como agente de absorção para estampar tecidos e agente neutralizador e para branqueamento de tecidos.
Mais informações em download;