A Amida 90 é uma Dietanolamida do Ácido Graxo de coco com aproximadamente 90% de concentração. É dispersível em água e compatível com tensoativos não iônicos e aniônicos e é biodegradável.
A Amida 90 é aplicada em formulações de xampus, sabonetes líquidos e banhos de espuma, por apresentar as seguintes características: repõe a gordura natural da pele e cabelo retirada por ação dos tensoativos detergentes, permite a redução no teor de sal empregado como eletrólito (espessante), diminue o ponto de turvação das formulações e promove a formação de uma espuma rica e estável.
A Amida 90 é utilizada em formulações cosméticas como espessante, estabilizante de espuma, sobreengordurante e solubilizante de essências e óleos. É amplamente empregada em conjunto com álcoois graxos sulfatados e álcoois graxos etoxilados sulfatados em função da forte interação entre o grupo amida e os íons sulfato dos tensoativos aniônicos, proporcionando aumento da solubilidade, estabilidade da espuma e espessamento do sistema. Quando utilizada em conjunto com álcool laurílico sulfatado, com lauril éter sulfato de sódio e com ácido dodecilbenzeno sulfônico, neutralizado, em formulações de detergentes líquidos, ocorre forte interação entre o grupo amida e os íons sulfato e sulfonato dos tensoativos aniônicos, proporcionando aumento da solubilidade e da espuma, do espessamento do sistema e uma maior suavidade para a pele.
Mais informações em download.