FÓRMULA ESTRUTURAL
O Álcool Metílico, conhecido como metanol, é composto por um átomo de carbono, três átomos de hidrogênio e uma hidroxila. É um líquido incolor, transparente, muito móvel e volátil, tem odor característico levemente alcoólico quando puro. Miscível em água, álcool e éter. Apresenta reações típicas de álcoois alifáticos.
Os maiores usos do Metanol são na produção de formaldeído, dimetiltereftalato (DMT) e metilterciobutiléter (MTBE). Além disso, é utilizado como matéria-prima para a produção de metilmetacrilato (MMA), metilacrilato (MA) e metilaminas.
É usado como solvente, em grande parte, devido a sua miscibilidade com a maioria dos solventes orgânicos. Soluções de látices e resinas em Metanol usualmente têm mais baixa viscosidade do que seria possível com outros álcoois.
VANTAGENS DO METANOL:
Solvente para tintas: O Metanol é o único álcool que tem a capacidade de solubilizar parcialmente a nitrocelulose, ao contrário do etanol. As viscosidades das soluções de nitrocelulose são baixas, o que permite a obtenção de soluções de percentuais de sólidos mais altos.
Solubilidade em água: 100% miscível em água, podendo ser utilizado como solvente auxiliar em sistemas base d'água de secagem ao ar, sendo compatível com glicóis-éteres.
Biodegradável: Em contato com o ar tem um tempo de permanência na atmosfera de poucos dias, sendo oxidado. Não é fotoquimicamente ativo, isto é, ao contrário da maioria dos solventes não sofre a ação dos raios solares gerando produtos tóxicos.
Baixo peso específico: É um dos solventes de menor densidade, permitindo a obtenção de maiores reduções de custo, pois os solventes são comprados por peso e as tintas vendidas por volume.
Baixa tensão superficial: Tem uma grande capacidade de molhar superfícies lisas, facilitando a aderência da tinta sobre o substrato, além de ajudar na prevenção quanto à formação de espumas.
Mais informações em download.